ATENDIMENTO

Home » ATENDIMENTO
NOSSO ATENDIMENTO
O QUE É A MICROFISIOTERAPIA?

      É uma técnica de terapia manual, desenvolvida na década 80 na França por dois fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Tem sua base científica na Embriologia (estudo dos embriões e seus desenvolvimentos) e na Filogênese (etapas da evolução humana e das espécies), ela visa tratar a causa primária de doenças e não apenas seus sintomas, identificando tecidos que perderam sua vitalidade normal ou função após algum evento agressor traumático ou emocional. É muito utilizada em países da Europa e África, e atualmente vem se difundido por todo o mundo, no Brasil é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

      O corpo luta todos os dias e se autocorrige em silêncio. Porém agressões muito forte ou não reconhecidas, faz com que o corpo não reaja de uma forma eficaz e deixa uma memória do acontecimento a nível tecidual “cicatriz”. Esse acúmulo do acontecimento, pode fazer aparecer dor, doenças e o corpo torna-se incapaz de lutar. E a Microfisioterapia, por meio de toques específicos sobre a pele, ajuda na eliminação dessas memórias, fazendo o corpo recuperar sua capacidade de autocura.

      O cérebro, a pele e seus anexos tem a mesma origem embrionária, ectoderme, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos.

       É uma técnica que pode ser realizada juntamente com outras, ela tem seus princípios semelhantes aos da Homeopatia, pois seguem duas leis: 1- cura pelo infinitesimal (medicamento diluído, e palpação diluída); 2- similitude (semelhante cura semelhante).

BASES

      A Microfisioterapia segue quatro princípios elementares:

  • Auto cura: capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural e manter-se bem. Hipócrates, o pai da medicina chamava essa força curativa de “fisis”; já a homeopatia e naturopatia chama de “energia vital”. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto cura.
  • Cicatriz Patológica: é o registro ou vestígio que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico. Esse vestígio no nosso corpo, deforma a célula e atrapalha sua função, caracterizando neste local da cicatriz uma diminuição ou perda da vitalidade, desencadeando sintomas.
  • Correção Homeopática: assim como a Homeopatia, a Microfisioterapia segue as leis da cura similitude (semelhante cura semelhante) e do infinitesimal (homeopatia: medicamento diluído; microfisioterapia: palpação mínima).
  • Micropalpação: é o gesto utilizado pelo terapeuta, sempre utilizando as duas mãos em um movimento aproximação, ele irá conseguir perceber se há um bom funcionamento dos tecidos ou se há perda do seu ritmo vital e então identificar a memória de uma eventual agressão.
SESSÃO

      São sessões que duram em média 45-60 minutos, e o número de sessões varia conforme a queixa principal do paciente, mas de uma maneira geral podem ser necessárias de 3-4 sessões conforme a queixa determinada, com intervalos de 30 dias ou mais entre elas.

      Esse tempo é necessário para o corpo se reorganizar e autocorrigir, assimilando as informações recebidas.  Algumas pessoas podem sentir algumas “reações” normalmente nos primeiros dias após o tratamento, porém elas desaparecem em dias ou semanas. A maioria dessas reações são sutis ou imperceptíveis.  É indicada a ingestão de muita água e não realização de esforços desnecessários nos primeiros dias, a fim de auxiliar na eliminação das memórias.

       A roupa não interfere na efetividade do processo, apenas sendo indicado o uso de roupas leves durante a sessão. O paciente também pode realizar sessões a cada 6 meses ou 1 ano para controle ou prevenção. É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade (desde recém-nascido até mais idade).

INDICAÇÕES

      Técnica que pode ser realizada juntamente com outros tipos de tratamentos que o paciente já esteja realizando. Atua de forma preventiva ou curativa, buscando a causa do evento. Segue algumas indicações:

. distúrbios do sono

. depressão

. enxaquecas

. alergias

. distúrbios físicos e emocionais

. dores em geral

. ansiedade

. hiperatividade

. medos e fobias

FUNDADORES

      Criada pelos dois franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini. Sua elaboração e formulação se deu na década de 70, quando iniciaram experimentos baseados na embriologia e filogênese. Na década de 1980, surgiu então o nome MICROKINESITHERAPIE

DANIEL GROSJEAN

Nascido em Paris no dia 23 de maio de 1938

Formado em Teologia 1965 – Paris

Formado em Fisioterapia 1969 – França

Formado em Osteopatia 1982

PATRICE BENINI

Nascido em Metz, no dia 12 de abril de 1945

Formado em Fisioterapia 1974 – França

Formado em Osteopatia

OUTRAS TÉCNICAS REALIZADAS

      OUTRAS TÉCNICAS UTILIZADAS PELA DRA JOELLY

  • GNM (NOVA MEDICINA GERMÂNICA): Técnica que ajuda compreender a relação entre cérebro, mente e corpo. Foi criada pelo Dr. Ryke Geerd Hamer, médico oncologista Alemão, ano início dos anos 80. Após a perda traumática do seu filho Dirk em 1978, ele desenvolveu um câncer de testículo, e assumiu que o desenvolvimento do seu câncer poderia estar diretamente relacionado ao evento traumático vivido por ele. Após várias pesquisas e principalmente entre seus pacientes, formulou as Cinco Leis Biológicas que explicam: a causa, o desenvolvimento e a cura natural das doenças, baseadas nos princípios biológicos universais.

1ª Lei: Férrea – gerada por um choque conflituoso, inesperado, solitário (psique + cérebro + órgão) .

2ª Lei: Bifásica – sistema Simpático e Parassimpático.

3ª Lei: Ontogenético das Doenças – doença é uma resposta biológica. Conforme o conflito sofrido, ele atinge uma determinada área cerebral e seus respectivos órgãos (conforme seus folhetos embrionários).

4ª Lei: Ontogenético dos Micróbios – fungos/bactérias/vírus entram para destruir ou reconstruir tecido, é a fase em direção a cura.

5ª Lei: Quintessência – resolver um conflito é um processo de aprendizagem e uma oportunidade de crescimento, e entender o conflito é o primeiro passo para a cura.

  • TERAPIA FLORAL DE BACH: a terapia com os florais de Bach é uma técnica completamente natural e que utiliza as essências de flores e plantas para o tratamento complementar de doenças ou desequilíbrios emocionais. Foi desenvolvida pelo Dr Edward Bach, que se inspirou na homeopatia para preparar seus sistema e desenvolver os 38 Florais de Bach. Essas essências florais auxiliam na terapia pois podem ser associadas a outras técnicas melhorando ainda mais os resultados de bem estar para as pessoas. Sem efeitos colaterais e nem contra indicações, podem ser utilizados por todas as idades, inclusive crianças.
  • HIPNOSE CLÍNICA: técnica que auxilia o paciente encontrar a causa de algum problema emocional. Ajuda o paciente entrar num profundo relaxamento para que então entre num estado de concentração profundo. Durante a sessão, o paciente mantém o estado de lucidez, porém diferente de quando está acordado ou dormindo em que sua atenção é difusa. Na Hipnose sua atenção estará totalmente focada. A técnica tem o propósito de que o indivíduo alcance com o auxilio do terapeuta, uma solução para o problema em questão.